sábado, 7 de março de 2015

A RESPONSABILIDADE POLÍTICA DA IGREJA

Platão foi um filósofo e matemático do período clássico da Grécia Antiga, autor de diversos diálogos filosóficos e fundador da Academia em Atenas, a primeira instituição de educação superior do mundo ocidental. Juntamente com seu mentor, Sócrates, e seu pupilo, Aristóteles, Platão ajudou a construir os alicerces da filosofia e da ciência. Em sua sabedoria, Platão proferiu diversas frases que se tornaram um marco, e gostaria de tomar uma delas para referendar este prefácio: O castigo dos bons que não fazem política é ser governado pelos maus. Esta frase de Platão resume bem todo conteúdo desta obra, uma vez que o autor se propõe, dentre outros temas, despertar a igreja cristã evangélica para sua responsabilidade política na sociedade, participando efetivamente das decisões do país.
Como cidadão do céu e como cidadão brasileiro, o cristão não pode se omitir e permitir que as decisões políticas do país, sejam tomadas por homens descompromissados com os princípios fundamentais que norteiam uma sociedade: a justiça, a honestidade, a responsabilidade com o bem público e social, a preservação da família na forma estabelecida por Deus, o direito à vida e os direitos constitucionais.
Com uma linguagem simples e de entendimento fácil, o autor provoca o leitor a pensar com maior responsabilidade alguns comportamentos que os líderes religiosos, membros das diversas denominações, parlamentares evangélicos e o eleitor cristão têm praticado, que são reprovados aos olhos de Deus constituindo-se pecado e das leis vigentes no país, levando a prática de crimes eleitorais.
Como uma atalaia, o Pastor Osésa Rodrigues alerta a igreja de Cristo para os perigos que ela se expõe ao omitir-se politicamente, os parlamentares evangélicos por não honrarem a Deus com seus mandatos, aos cristãos por não votarem de forma consciente e, acima de tudo, o perigo da igreja comprometida com homens corruptos e desonestos em troca de favores temporais em detrimentos dos princípios eternos.
Sobre o autor, o Pastor Osésa Rodrigues, tenho acompanhado com admiração sua atuação na dedicação e desprendimento com a qual batalha para criar uma nova consciência nas lideranças evangélicas sobre a necessidade da participação dos pastores e da igreja na Política Nacional, e a ousadia na criação do primeiro partido evangélico do Brasil - PLC.
Quando as grandes lideranças evangélicas do país o viram como um sonhador, o Pastor Osésa Rodrigues persistiu nesse propósito da qual faço parte como Presidente Estadual do PLC no estado do Amazonas, e tenho acompanhado com orgulho o crescimento do PLC em todos os estados do Brasil.
Com mais de vinte mil pastores das diversas denominações evangélicas envolvidos no propósito de criar um partido com o lema Governo dos Justos, o Pastor Osésa Rodrigues faz deste livro uma ferramenta nas mãos dessas lideranças, para que o PLC mantenha os princípios políticos  evangélicos uníssonos em todo Brasil.
Enfim, recomendo a leitura desse livro, a todos que desejam conhecer um tema aparentemente controverso, mas que tem uma boa argumentação do autor e excelente fundamentação bíblica.


FERNANDO BATISTA FILHO