sábado, 13 de junho de 2015

Líderes religiosos apresentam proposta de emenda ao Plano Municipal de Educação

Segundo os religiosos, a questão da Ideologia de Gêneros deixa brechas prejudiciais para o futuro do conceito de família .
Líderes religiosos apresentam proposta de emenda ao Plano Municipal de Educação

O Grupo de Coalisão em Prol da Família, formado por lideranças católicas e evangélicas de Paranavaí, apresentaram ao prefeito Rogério Lorenzetti, uma proposta de Emenda ao Plano Municipal de Educação, que está para ser votado na Câmara de Vereadores nos próximos dias.
O presidente do Conselho de Pastores e Líderes Evangélicos de Paranavaí (COPEPAR), pastor Júlio César da Silva, disse que os líderes religiosos têm participado do processo de aprovação do Plano e, segundo ele, alguns conceitos/palavras contidos no texto não estão de acordo “com aquilo que consideramos correto para nossas famílias. A nossa proposta é uma forma de colaborar para a melhoria da Educação no nosso município e por isso viemos apresentá-la ao prefeito”.
Para o padre Zenilton dos Santos Oliveira, que na reunião representou a comunidade católica de Paranavaí, disse que sua preocupação é em zelar pela família em si. 
“A questão da Ideologia de Gêneros, que está em discussão para ser implantada em nossas escolas, deixa brechas prejudiciais para o futuro e a destruição do conceito de família que defendemos. Hoje, evangélicos e católicos estão unidos em favor da família. O que defendemos não é uma questão de preconceito, mas sim de respeito e amor pelas nossas crianças, que devem ser ensinadas sobre esses valores morais dentro de suas famílias”, disse o padre Zenilton.
O presidente do Fórum Evangélico de Paranavaí, pastor Osésa Rodrigues de Oliveira, consideramos que, se votado como está, “o PME vai abrir brechas para a aplicação de conteúdos fundamentados na Ideologia de Gêneros em sala de aula. A sociedade paranavaiense é formada por famílias tradicionais e conservadores que ainda não estão abertas a aceitar a Educação de Gênero ou Sexualidade em sala de aula, por entender que esta é uma orientação de responsabilidade dos pais”.
O religioso acrescentou que “nós, como líderes, nos sentimos na obrigação de representar as famílias da nossa cidade. Acreditamos que as lideranças políticas de nossa cidade que estão na gestão do município hoje não vão permitir que estes conteúdos sejam aplicados na educação de nossos filhos, mas o PME em questão abrange um período de 10 anos, e, se aprovado assim, vai deixar um legado prejudicial ao futuro das crianças de Paranavaí”.
O prefeito Rogério Lorenzetti recebeu o documento apresentado pelas lideranças e destacou: “O projeto do PME foi elaborado de acordo com um modelo que o município recebeu de Brasília, e nós fizemos várias discussões com a comunidade de professores e todos aqueles que se interessaram em debater o Plano, inclusive educadores católicos e evangélicos. A partir daí, a redação final foi feita através das Assembleias. Mas é preciso lembrar que o Plano é muito maior do que dois artigos que constam a questão dos Gêneros. Não tenho o poder de mudar a redação do Plano agora, até porque seria uma desconsideração de minha parte com a comunidade escolar que participou da discussão e elaborou o documento final”.
O prefeito lembrou que o documento foi encaminhado à Câmara como veio redigido, e agora a responsabilidade de votar, acatar ou não esta sugestão de emenda, é dos vereadores. “Meu compromisso com vocês é de sancionar o Plano Municipal de Educação, conforme a decisão dos vereadores. De maneira nenhuma vou ingerir contra a proposta de vocês se for aprovada, porém também vou respeitar a decisão se ela for por manter a redação do documento como ele está”, argumentou o prefeito.
Os artigos sobre a Ideologia de Gêneros serão colocados em discussão na Câmara de Vereadores durante uma Audiência Pública marcada para a próxima segunda-feira, dia 15.

Fonte: http://www.diariodonoroeste.com.br/noticia/cidades/local/68732-lideres-religiosos-apresentam-proposta-de-emenda-ao-plano-municipal-de-educacao#.VXwVkflVjp4