terça-feira, 9 de junho de 2015

EVANGÉLICOS E CATÓLICOS SE UNEM CONTRA EDUCAÇÃO DE GÊNERO NO PME

Nesta segunda (08) pastores, padres e lideranças dos seguimentos católico e evangélico lotaram a galeria da Câmara de Vereadores de Paranavaí para manifestar repúdio a forma como o PME veio do MEC com uma redação que contraria o Plano Nacional de Educação, contemplando temas que foram suprimidos na redação aprovado no Senado.
Outra insatisfação foi a forma como o PME foi aprovado pela Secretaria Municipal de Educação. Segundo o Presidente do Fórum Evangélico de Conscientização Política – Pr. Osésa Rodrigues, “a população, as instituições e os professores não tiveram acesso ao texto do PME durante o processo de elaboração antes da Audiência Pública que a Secretária Cida alega ter acontecido. Se o texto não foi disponibilizado para a sociedade e nem houve edital de convocação como determina as regras para realização de audiência, então não houve Audiência Pública.
É fundamental enfatizar que a Secretaria de Educação teve um ano para apresentar o PME, e não o fez. Depois de “aprovado”, a Secretária reteve o documento por quinze dias e agora quer que a Câmara aprove com prazo apertado. Parece que há uma ação orquestrada para que o PME seja aprovado sob pressão” – afirma o Presidente do Fórum.
Portando cartazes e faixas, a população se manifestou de forma pacífica em apoio ao documento elaborado pela Curia Diocesana de Paranavaí e Conselho de  Pastores. O documento foi aprovado pelos religiosos na tarde dessa segunda feira – 08, e tem como objetivo propor emendas ao PME.
A surpresa é a unidade entre católicos e evangélicos em busca das mudanças no PME. Assinado pelo Bispo Geremias Steinment, pelo presidente do Conselho de Pastores – Júlio César, por pastores de diversas igrejas do seguimento evangélico e lideranças católicas, o documento foi entregue ao Presidente da Câmara - Vereador Mohamad Hassan Smaili, que se comprometeu em apresentar a proposta aos vereadores da casa para análise. Mohamed afirmou que irá ouvir a sociedade antes de levar o projeto para votação.
O Padre José Carlos que representava o Bispo Geremias Steinment que não pode estar presente por motivo de viagem, externou a preocupação da igreja Católica pela forma como estão tentando “empurrar o PME garganta abaixo da população”.
O Presidente do Conselho de Pastores – Júlio César juntamente com o Padre José Carlos fizeram a entrega do documento. “Acreditamos no bom senso dos vereadores e no trabalho relevante que prestam a sociedade e temos certeza que os senhores saberão ouvir a voz do povo e responder com seriedade” – Afirmou Júlio César.





Reunião na Cúria Diocesana de Paranavaí. Pastores, Padres e lideranças religiosas aprovam documento de emenda ao PME.