segunda-feira, 5 de julho de 2010

Começa montagem do projeto de inclusão Digital da Igreja Batista Provisão e Vida

Avanço a Acessibilidade Digital.


Publico Alvo: Crianças, adolescentes, Jovens e Terceira Idade.

Responsável pelo projeto: Osésa Rodrigues de Oliveira
Brasileiro, casado, Bacharel em Teologia, Pastor Evangélico, Secretário Executivo do Instituto Provisão e Vida - IPROVIDA, Presidente da Ordem dos Ministros Evangélicos do Gama/DF.
O Instituto Provisão e Vida – IPROVIDA foi criada com o intuito de realizar projetos culturais, educacionais, promoção da saúde e da assistência social envolvendo, principalmente crianças e adolescentes, entendendo que, além do trabalho preventivo a fim de evitar que crianças se envolvam com a marginalidade, nossos projetos se voltam também para um trabalho assistido onde visa reintegrar o jovem ou adolescente novamente a sociedade, passando-lhes princípios éticos morais, usando como ferramentas, o teatro, a dança e expressão corporal.
Para isso contamos com a ajuda de pessoas qualificadas para fazer com que isso se torne realidade na vida de crianças e jovens de Gama/DF e região.
O Instituto Provisão e Vida - IPROVIDA envolverá crianças e adolescentes de todos os bairros de Gama/DF, a fim de levar orientação e amor para crianças onde seus lares estão desestruturados.
Esse acompanhamento com as crianças nos possibilitará a aproximarmos dos familiares, assim podendo de uma forma eficaz tratar detalhadamente cada caso.
A Base de Inclusão Digital é um dos pontos fortes de nosso projeto porque visa dar todo suporte para que a criança ou adolescente venha a experimentar uma nova maneira de viver. Na Base é onde irá receber apoio de profissionais qualificados como: Psicólogos, coordenadores pedagógicos, professores de Street Dance, música, expressão corporal, esporte, teatro, prevenção e palestras contra drogas, dirigidas por um médico com experiência na área, e parcerias odontológicas onde profissionais irão cuidar da saúde bucal das crianças e adolescentes.
Nosso objetivo é de fazer com que cada criança se transforme em verdadeiros cidadãos, livres das drogas e da rejeição da sociedade. Investir em vidas é nosso alvo. Cremos que nosso projeto apoiado e amparado por investidores que como nós acreditam que uma vida não tem preço, formará uma sociedade cada vez melhor.
Outro objetivo é realizar o projeto jovem aprendiz onde inclui os jovens no mercado de trabalho e inclusão digital onde todos, independente da idade, poderão aprender e ter contato com o mundo da informática.
Parte do projeto já foi executado durante um ano, período em que 300 (trezentas) crianças de 08 a 12 anos participaram do curso de iniciação à informática e 80 adolescentes e jovens participaram do curso de montagem e configuração de micro e idosos tiveram, pela primeira contato com a informática (fotos anexas).
Todas as atividades fora interrompidas por falta de recursos para manter a estrutura básica: Aluguel, água, luz, telefone, material de escritório, manutenção dos equipamentos que já não correspondem mais às necessidades, material de limpeza e o salário de pelo menos uma secretária e um responsável pela limpeza.
No período de desenvolvimento do projeto, contamos com a ajuda de 32 voluntários, profissionais nas áreas de informática, pedagogia, psicólogos, médicos, enfermeiros, advogados assistentes sociais e pessoas que se dispuseram a colaborar da forma que podiam. Infelizmente nosso sonho foi interrompido, mas não apagado.
Diagnóstico 1
Estamos sediados na cidade com menor índice de desenvolvimento social do DF, direcionado à inclusão digital, cidade onde existe grande contraste econômico social. Vemos diariamente crianças e adolescentes serem arrastados ao mundo da drogadição e outros tantos sem sonhos ou perspectivas de uma vida melhor. Há pouca noção e conhecimento de cidadania. Crianças e adolescentes com baixíssima auto-estima fazendo a dificuldade crescente como uma bola de neve.
Diagnóstico 2
O projeto será desenvolvido nos setores do Gama e região do entorno do DF. A Região Administrativa do Gama ocupa uma área de 276,34 km² e tem como sede a cidade satélite de mesmo nome, com 15,37 km² de área urbana, situada 33 km a Sudoeste de Brasília. Sua população é de 140.082 habitantes, 4,8% da população do Distrito Federal.
Em relação ao Mapa da Vulnerabilidade, possui um grupo de altíssima privação onde se 1,2% da população da cidade caracteriza-se por possuir a maior concentração de crianças de 0 a 4 anos, grande concentração de jovens de 15 a 19 anos e baixa média (de 10 a 38 anos) do responsável pelo domicilio, apresenta taxa de alfabetização muito baixa e um dos piores indicadores de renda por ser uma “cidade dormitório”, com pouca geração de emprego, dependendo apenas do comércio local e dos órgãos públicos como fonte geradora emprego.
O alto índice de vulnerabilidade acarreta diversos problemas de convívio social, onde o Projeto Avanço a Acessibilidade Digital atuará atingindo o seu público alvo e a comunidade menos favorecida.

Porque Avanço a Acessibilidade Digital
Para atender crianças, adolescentes, jovens e terceira idade que vive sem conhecer a modernidade digital. Entendemos que o indivíduo sem conhecimento ou acesso digital será como cego ou analfabeto ante a modernidade e avanço evolutivo da tecnologia e modernidade. Atendê-los também na sua base social mais frágil que é a educação, reforçando o ensino fundamental alem de prepará-los para uma vida profissional e cidadã.

Hoje começaremos uma nova fase com a parceria formalizada com órgão governamentais que doaram os equipamentos de última geração para os laboratórios.