quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Lideranças reunidas no Gama


Recentemente recebi para um jantar em minha residência o Senador Cristovam Buarque, o Presidente da OAB/Gama Dr. Edilson, o Diretor da Rede Record Natal Furucho e o Ex-Presidente do Tribunal de Contas do DF – Dr. Maurílio Silva para apresentar a proposta de um projeto social de grande relevância para nossa cidade. Na ocasião foi discutido o projeto Avanço a Acessibilidade Digital que visa criar no Gama Centros de Inclusão Digital para crianças, adolescentes, jovens e idosos nos moldes do que já foi realizado na Igreja Ministério da Graça onde cerca de trezentas crianças e adolescentes foram introduzidos no mundo digital. O próximo passo e buscar recursos e parceiros para implementar o projeto que visa criar 10 centros de inclusão digital nas igrejas evangélicas que disponibilizem salas para esse fim. O objetivo é ter 10 unidades de computadores com aulas gratuitas com um aluno por PC. As aulas terão duração de quarenta e cinco minutos sendo quatro aulas no turno da manhã, quatro aulas no turno da tarde e quatro aulas no turno da noite perfazendo um total de 120 alunos dia em 6 dias semanais. Atingido o número de alunos previstos, atenderemos a demanda de 360 alunos com duas aulas semanais. O projeto será realizado em parceria entre as igrejas evangélicas e a Fundação Cultural Esperança. A FUNCESP está buscando parceiros que farão a doação dos computadores e mesas e as igrejas entram com os espaços físicos e com voluntários que podem ser os próprios jovens que estão ociosos e gostam de informática. Esses jovens receberam certificado de voluntários pela Fundação e os alunos serão diplomados após a conclusão de cada fase do curso.

Quem é o Presidente da OMEGA e o que pensa sobre diversos Temas

Quem é o Presidente da OMEGA?
Pastor Osésa Rodrigues de Oliveira, Presidente da Igreja Batista Provisão e Vida com Igrejas nos estados de São Paulo, Brasília, Paraná, Rio de Janeiro e Goiás; Diretor da Fundação Cultural Esperança e Empresário proprietário da Graça Livraria e Editora.
Autor dos livros Dinheiro, um assunto Espiritual e Deus x Mamom, Bacharel em Teologia pela Faculdade Teológica Antioquia Internacional e Mestre pelo Sociedade Teológica de Ensino e Pesquisa.
Nos últimos anos vem realizando Conferências nas mais diversas denominações evangélicas no Brasil.

O que pensa sobre a política?

A maturidade nos ajuda a refletir sobre determinados assuntos. Durante alguns anos trabalhei acreditando que poderíamos mudar o nosso país elegendo parlamentares evangélicos, mas a experiência tem mostrado que o poder e o dinheiro mudam a atitude das pessoas. Por mais que sejam bem intencionados, o poder sobe a cabeça e o que temos visto é um grande número de parlamentares envolvidos nas diversas denúncias de corrupção.
A bíblia diz que quando o justo governa o povo se alegra e ser justo necessariamente não significa que essa justiça está ligada a profissão de fé. Há muito ímpios justos e muitos que se dizem evangélicos praticando injustiças que me faz repensar sobre esse assunto.
Quando dou um voto de credibilidade a um parlamentar evangélico, nunca espero que ele cometa injustiça e corrupção. Se Ele comete esses erros é pior do que votar no ímpio, pelo menos se o ímpio cometer injustiça, já posso esperar por isso, mas um parlamentar evangélico seria uma decepção muito grande.
Outra questão que tenho pensado é sobre o Gama, necessito ver a política como um benefício para a população da cidade onde moro. Hoje por exemplo, não temos nenhum parlamentar evangélico na cidade. Os parlamentares que evangélicos que elegemos são de outras cidades satélites e dedica seu tempo e trabalho por elas, mas quando precisam de voto fazem reunião, almoços e outros eventos, mas durante o mandato não têm nenhum projeto para o Gama. Penso que é o momento de ter uma visão mais local da política de forma que isso venha beneficiar a cidade do Gama e nosso povo que dá seu voto esperando melhoria de vida.
Tenho pensado também sobre a ótica profética do tema. Nós pastores somos uma geração de profetas levantados por Deus para fazer a diferença. Na bíblia os reis se sujeitavam aos profetas chamando de “Meu Senhor”, porém os profetas de hoje estão vendidos ao poder por cargos que ganham migalhas em detrimentos da moral e dos princípios éticos do ofício sacerdotal.
Como Presidente da OMEGA, pretendo manter a instituição totalmente desvinculada de qualquer envolvimento político. Tenho minha opinião como individuo e como cidadão e não abro mão disso. Minhas colocações aqui externadas são pessoais e não falo pela instituição sobre questões políticas.

O que Pensa sobre a unidade da Igreja no Gama?

Estamos muito longe de alcançar esse objetivo. A OMEGA vem realizando reuniões mensais onde dedicamos nosso tempo a oração e edificação dos pastores. Realizamos palestras como a conferência com o Pastor Adhemar de Campos e a palestra sobre a saúde da mulher e somente quem esteve presente sabe a riqueza do que recebemos, mas percebo que há mais interesse pessoal do que unidade. Quando convocamos os pastores porque surgiu uma situação nova sobre regularização das áreas nossas reuniões lotam, no entanto os pastores têm tantas dificuldades pessoais e temos a oportunidade de estar juntos compartilhando nossos problemas e orando uns pelos outros, no entanto, ainda estamos longe de ver isso como importante.
Outro agravante é a questão da VISÃO uns falam tanto em unidade, mas não buscam isso. Tenho conhecimentos de diversos pastores que realizam reuniões com fins de unidade, mas não se juntam com ninguém.

O que pensa sobre o Social?


O terceiro setor é a área que mais cresce no mundo. Nunca se dedicou tanto tempo e dinheiro para o social quanto nos dias atuais, além de ser um dos setores que mais contribui para a geração de emprego.
Há cinco anos sou diretor da Fundação Cultural Esperança e já realizamos alguns projetos e vimos à necessidade de a igreja investir mais nessa direção. Quando falo de social, não estou me referindo a assistencialismo. Não vejo a distribuição de cestas, pão e leite ou vales tantos quantos temos hoje. Penso em formação profissional, capacitação, inclusão digital e outras formas de dignificar e valorizar a pessoa.
O assistencialismo mantém a pessoa presa a um modelo político ou de dependência. A capacitação valoriza a pessoa tornando-a independente e capaz de buscar recursos próprios para sua sobrevivência através do trabalho e contribui para moldar o seu caráter.
Há uma quantidade de igrejas que possuem salas que passam a semana sem atividades sendo usadas apenas nos fins de semana que poderiam ser utilizadas para a realização de diversos cursos, palestras e outras atividades sociais.

A sociedade organizada do Gama pede participação


O Gama, assim como outras regiões administrativas do DF, é caracterizado pela diversidade social e econômica: desenvolvimento econômico e exclusão social, desemprego e falta de mão de obra qualificada, crescimento populacional e degradação ambiental, informatização e exclusão digital.

Este é um desafio da atualidade e tal demanda exige da sociedade civil organizada a busca de caminhos eficientes e democráticos que possibilitem a implementação de políticas públicas, essenciais para a qualidade de vida dos cidadãos.

Caminhando nessa direção é que a ACEIG protagonizou a criação de um fórum permanente, realizado no último dia 04 de setembro, cujo objetivo principal é a criação de uma consciência e de um pensamento social, que permitam a identificação dos interesses e problemas comuns, a busca das soluções e a reversão da fragmentação de grupos e interesses hoje existentes. O debate contou com a participação de entidades representativas de diversos segmentos: Associação Comercial-ACEIG, Ordem dos Advogados-OAB, Ordem dos Ministros Evangélicos do Gama-OMEGA, ROTARY CLUB, Lojas Maçonicas da Cidade, Lions Club, Igreja Católica, representante dos Corretores de Imóveis bem como com a participação de associados e da comunidade.

O fórum, além da troca de experiências, propiciou a reflexão sobre dificuldades enfrentadas pelos empresários e demais entidades e resultou na elaboração de propostas, que poderão ser implementadas por meio da articulação junto aos agentes públicos e entidades privadas em prol da realização de projetos de interesse não só dos empresários, mas de toda comunidade gamense.

Conscientes do papel que assumimos, entendemos ser fundamental expressar os anseios da grande maioria dos cidadãos, empresários por nós representados, sobre algumas questões importantes no processo de desenvolvimento econômico e social de nossa cidade:

- Fomentar o fortalecimento e a criação de novas relações entre os agentes políticos do GDF e as entidades, de modo a tornar possível a gestão compartilhada;
- Construir alternativas visando a superação de conflitos interpostos pela individualidade, de modo a garantir a execução de projetos demandados pela cidade;

As entidades representadas, assumindo o papel de sujeito político, apresentaram proposta de mobilização para garantir a sua participação na Festigama, evento comemorativo ao aniversário da cidade.

Nota de Esclarecimento

Queridos amigos pastores e colaboradores do meu ministério

Paz seja convosco.



Deve ser do conhecimento de Vossas Senhorias que certo blogger publicado na internet vem causando preocupação pelas insinuações que o autor faz sobre a minha pessoa. No entanto, gostaria de fazer algumas considerações e não defesa, por que não necessito me defender de nada: Jesus é meu advogado.

Primeiro: Os Seminários que tenho realizado nas igrejas falam por sí – Jesus disse: Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. Mateus 7:20

Segundo: Os senhores podem pesquisar na internet todos os sites existentes e apenas esse blogger coloca em dúvidas a minha pessoa. Todos os demais sites fazem elogios e testemunham dos feitos de Deus através do meu ministério.

Terceiro: O autor do blog em momento algum cita meu nome, mas pressupõe que seja eu. Motivo: Foi proibido pela justiça por ter perdido uma ação de danos morais e não tinha como pagar o valor determinado pela justiça.

Quarto: O autor do blog é divorciado pela segunda vez e está indo para o terceiro casamento. Se apresenta como PASTOR, no entanto, não representa igreja ou denominação alguma.

Quinto: O autor do Blog está envolvido em questões de saques em conta de idoso aposentado e está em andamento investigações com fotos e documentos que comprovam os ilícitos que esse cidadão está envolvido.

Sexto: O autor do blog envia cartas e emails para pastores e igrejas e diz que minha agenda está sendo cancelada. Até o momento, não tive nenhuma agenda cancelada, ao contrário, está lotada, dentre as igrejas, a que mais tenho agenda são nas igrejas Batistas da Convenção Brasileira, mesmo os pastores tendo conhecimento dessas acusações.

Sétimo: O autor faz menção da Igreja Batista em Inahuma/RJ, basta dizer que o Pastor Alexandre Macêdo, pastor da igreja referida fez o prefácio de meu último livro.

Por fim, a atitude desse cidadão em usar a internet para denegrir, não somente a minha imagem mais de muitos outros pastores (como está no blog) já define o caráter do indivíduo.

Até o momento não vi necessidade nenhuma de responder a essas acusações, mas, em respeito aos senhores que têm sido uma bênção em minha vida, senti-me na obrigação de me pronunciar.